terça-feira, 10 de julho de 2018

Umbanda feitura de cabeça:

Este nome pode parecer estranho, no primeiro momento, mas chama-se feitura da cabeça, ou “fazer a cabeça” o ritual para preparar a mente do iniciante para a entrada do Orixá/Inkice. Para a feitura de cabeça o iniciado é afastado por um período que pode variar entre três e sete dias.
Outra passagem importante para iniciar na Umbanda ou Candomblé é o abiã. Chama-se abiã a parte do ritual que o novato escolhe seus trajes para a passagem, também é importante salientar o zimbo, dinheiro que é dado para transmissão do axé.
O ritual segue com vários momentos de limpeza espiritual, é um momento importante onde o ser livra-se desse mundo pecaminoso e profano, a vai em direção ao mundo próprio para iniciantes. Este ritual se chama bolanã.
Após 21 dias, acontece uma festa muito importante e bonita, chamada Oruncó, Nesta festa o novo membro é apresentado a todos, lá eles usam as melhores roupas e recebem ilustres visitas.
No dia seguinte, acontece outra festa, chamada quitanda de erê, o indivíduo possui consciência infantil, brinca, ganha presentes. Esta parte é importante para ele retomar suas atividades com o mundo normal, e não entrar em choque com seu Orixá/Inkice
Terminada a festa, o iniciado pode viver em paz com seu Orixá e agora só precisa seguir preceitos. Os preceitos vão de roupas, usar apenas roupas brancas e caracterização igual a seu Orixá, até preceitos de comportamento fazem parte dessa fase do ritual, que é extremamente importante.
Com o passar do tempo, mais rituais começam a aparecer e aquele membro começa a ter posições maiores, maiores energias e responsabilidades. Os dons que o iniciado possui começam a se desenvolver, e por isso é necessário que seu comprometimento e envolvimento com a casa e com a comunidade seja cada vez maior.
A Coroação é um bom exemplo disto. É um ritual realizado para aqueles que já passaram pelo ritual de iniciação e que desejam trabalhar como zeladores da casa. Este trabalho deve ser feito juntamente com o pai pequeno da casa.
No Candomblé, diferentemente do que vemos na Umbanda, todas as pessoas já possuem seu santos na cabeça, porém não são obrigados a fazer o ritual de iniciação, caso tenham grande mediunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário