Como em todo e qualquer dogma, a Umbanda também faz uso de preceitos específicos e predeterminados. Na Umbanda os preceitos são abstenções voluntárias em benefício da positivação ou negativação de cada um, e se dividem em 3 grupos distintos, à saber:
- Primordial
- Opcional
- Ocasional
PRIMORDIAL: é o preceito indispensável à todos os médiuns sem exceção como preparativo para os trabalhos mediúnicos nas sessões de terreiro, e se dividem em 7 itens:
- Isenção de sexo, pelo menos 8 horas antes do início dos trabalhos mediúnicos.
- Isenção de ingestão de produto animal que dependa do sacrifício do mesmo, inclusive peixes, isenção esta à partir de 24 horas antes do trabalho mediúnico.
- Isenção nas 12 horas anteriores ao trabalho mediúnico, de maus pensamentos (ódio, orgulho, inveja, vaidade).
- Uso de roupa apropriada e predeterminada para o trabalho mediúnico.
- Banho de descarga, conforme determinado a cada um.
- Pontualidade ao início da corrente fraterna.
- Entregar-se ao trabalho espiritual sem a preocupação com a hora do término do mesmo.
OPCIONAL: é o preceito que, em adendo ao primordial, é determinado pelo Orientador Espiritual ou pelo Chefe do terreiro, para determinados médiuns:
- Isenção de produtos animais, mesmo que não dependam do sacrifício dos mesmos. Exemplo: manteiga, queijo, ovos, leite, etc.
- Banhos de descarga especiais e específicos.
- Firmeza extraordinária do Anjo de Guarda.
OCASIONAL: é o preceito de emergência, o que é praticado em caso de emergência, quando necessário ao trabalho mediúnico, fora da corrente fraterna.
- Firmar os Anjos de Guarda; o seu e da pessoa a ser atendida.
- Exigir no local o mais absoluto silêncio e concentração.
- Pedir licença e salvar o Orixá TEMPO.
- Mentalizar o Divino Nazareno, invocando à Ele a permissão do trabalho sem os preceitos normais e rogando-lhe o auxílio do Astral Superior.
Independente de todos estes preceitos, todo médium deve abster-se durante o trabalho mediúnico de jóias, bijuterias, objetos metálicos e dinheiro; enfim o médium deve procurar estar o mais puro possível para ingressar na corrente fraterna.
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