sexta-feira, 30 de junho de 2017

Hierarquia do Candomblé

Hierarquia no Culto de Ifá

Babálawó ou Iyánifá Sacerdote do Orixá Orúnmilá-Ifá do Culto de Ifá.
Após duas iniciações ("Mãos"), e sob a obediência a rígidos códigos morais, o Babálawórecebe o direito de utilizar o
Opele-Ifá (ou Rosário de Ifá) e os ikins (sementes de dendezeiro - igui opeemyorubá). O Merindilogun (Jogo de búzios) é franqueado também às Iyápetebis(Mulheres iniciadas a Ifá) e aos Awófakans (Aqueles que receberam a "primeira mão"). Alguns Babálawós recebem o título de Oluwó. Ver: Ifá

Hierarquia no Culto aos Egungun

Masculinos:
Alapini (Sacerdote Supremo, Chefe dos alagbás),Alagbá Sacerdote (Chefe de um terreiro),Ojê (iniciado com ritos completos),
Ojê agbá (ojê ancião),
Atokun (ojê que guia de Egum),
Amuixan (iniciado com ritos incompletos),
Alagbê (tocador de atabaque).
Alguns oiê dos ojê agbá: Baxorun, Ojê ladê, Exorun, Faboun, Ojé labi, Alaran, Ojenira, Akere, Ogogo, Olopondá.

Femininos:
Iyalode (responde pelo grupo feminino perante os homens),
Iyá egbé (lider de todas as mulheres),
Iyá monde (comanda as ató e fala com os Babá),
Iyá erelu (cabeça das cantadoras),erelu (cantadora),
Iyá agan (recruta e ensina as ató), ató(adoradora de Egun).
Outros oiê: Iyale alabá
Iyá kekereIyá monyoyó, Iyá elemaxóIyá moro.Assogba Supremo sacerdote do culto deObaluaiyê
Babalosanyin: Responsável pela colheita das folhas.

Hierarquia no candomblé Ketu

Iyá / Babá: significado das palavras iyádo yoruba significa mãe, babá significa pai.Iyalorixá / BabalorixáMãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
Iyalaxé (mulher): Mãe do 
axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.Babakekerê (homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do axé ou da comunidade. Sempre pronto a ajudar e ensinar a todos iniciados.Ojubonã ou Agibonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.Iyamorô: ou Babamorô: Responsável pelo Ipadê de Exú.Iyaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iaôs.Iyadagan e Ossidagã: Auxiliam aIyamorô.Iyabassê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados ascomidas-de-santo.Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.Iyatebexê ou Babatebexê: Responsável pelas cantigas nas festas públicas de candomblé.Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.Ològun: Cargo masculino. Despacha osEbós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun,depois Odé e Obaluwaiyê.Oloya: Cargo feminino. Despacha osEbós das obrigações, na falta deOlògun. São filhas de Oya.Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia.Axogun: Responsável pelos sacrifícios. Trabalha em conjunto com Iyalorixá /Babalorixá, iniciados e Ogans. Não pode errar. (não entram em transe).Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outroAxé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú. Há também outrosOgans como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.
Ogâ ou 
Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
Ebômi: Ou 
Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).Ajoiê ou ekediCamareira do Orixá(não entram em transe). Na CasaBranca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de "Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo", "ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil. Iaô:filho-de-santo (que já foi iniciado entra em transe com o Orixás).
Abiã ou 
abianNovato. É consideradaabiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixápedir a iniciação.Sarepebê ou sarapebê é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas). 
Hierarquia do candomblé Jeje

No Jeje-Mahi
Doté é o sacerdote, cargo ilustre dofilho de SogbôDoné é a sacerdotisa, cargo feminino, esse título é usado no Terreiro doBogum onde também são usados os títulos Gaiaku e Mejitó. similar àIyalorixá
Os 
vodunsis da família de Dan são chamados de Megitó, enquanto que da família de Kaviungo, do sexo masculino, são chamados de Doté; e do sexo feminino, de DonéNo Jeje-Mina Casa das Minas
ToivodunoNoche
No 
Kwé Ceja Houndé
Gaiaku, cargo exclusivamente feminino
EkedeOs cargos de 
Ogan na nação Jeje são assim classificados: Pejigan que é o primeiro Ogan da casa Jeje. A palavra Pejigan quer dizer “Senhor que zela pelo altar sagrado”, porque Peji = "altar sagrado" e Gan = "senhor". O segundo é o Runtó que é o tocador do atabaque Run, porque na verdade osatabaques Run, Runpi e Lé são Jeje.
Hierarquia do candomblé Bantu
Títulos Hierárquicos Bantu, Angola, CongoTata Nkisi - Zelador.Mametu Nkisi - Zeladora.Tata Ndenge - pai pequeno.Mametu Ndenge - Mãe pequena(há quem chame de Kota Tororó, mas não há nenhuma comprovação em dicionário, origem desconhecida).
Tata NGanga Lumbido - Ogã, guardião das chaves da casa.
Kambondos - Ogãs.
Kambondos Kisaba ou Tata Kisaba - Ogãresponsável pelas folhas.
Tata Kivanda - Ogã responsável pelas matanças, pelos sacrifícios animais (mesmo que axogun).
Tata Muloji - Ogã preparador dos encantamentos com as folhas e cabaças.
Tata Mavambu - Ogã ou filho de santoque cuida da casa de exú (de preferência homem, pois mulher não deve cuidar porque mulher mestrua e só deve mexer depois da menopausa, quando não mestruar mais, portanto, pelo certo as zeladoras devem ter um homem para cuidar desta parte, mas que seja pessoa de alta confiança).
Mametu Mukamba - Cozinheira da casa, que por sua vez, deve de prefer~encia ser uma senhora de idade e que não mestrue mais.
Mametu Ndemburo - Mãe criadeira da casa (ndemburo = runko).
Kota ou Maganga - Em outras naçõesEKEJI (todos os mais velhos que já passaram de 7 anos, mesmo sem dar obrigação, ou que estão presentes na casa, também são chamados de Kota).
Tata Nganga Muzambù - babalawo - pessoa preparada para jogar búzios.
Kutala - Herdeiro da casa.
Mona Nkisi - Filho de santo.
Mona Muhatu Wá Nkisi - Filha de santo (mulher).
Mona Diala Wá Nkisi - Filho de santo(homem).
Tata Numbi - Não rodante que trata de babá Egun(Ojé).
Sacerdotes na África
BANTU (ANGOLA-KONGO).
Kubama..................adivinhador de 1a categoria.
Tabi....................adivinhador de 2a categoria.
Nganga-a-ngombo.........adivinhador de 3a categoria.
Kimbanda................feiticeiro ou curandeiro.
Nganga-a-mukixi.........sacerdote do culto de possessão (Angola).
Niganga-a-nikisi........sacerdote do culto de possessão (Kongo).
Mukúa-umbanda...........sacerdote do culto de possessão (Angola-Kongo).
Divisão Sacerdotais no Brasil

Angola - língua quimbundo - Kongo -língua quicongo
Mam’etu ria mukixi......sacerdotisa no Angola.
Tat’etu ria mukixi......sacerdote no Angola.
Nengua-a-nkisi..........sacerdotisa no Kongo.
Nganga-a-nikisi.........sacerdote no Kongo.
Mam’etu ndenge..........mãe pequena no Angola.
Tat’etu ndenge..........Pai pequeno no Angola.
Nengua ndumba...........mãe pequena no Kongo.
Nganga ndumba...........pai pequeno no Kongo.
Kambundo ou Kambondo....todos os homens confirmados.
Kimbanda................Feiticeiro, curandeiro.
Kisasba.................pai das sagradas folhas.
Tata utala..............pai do altar.
Kivonda.................Sacrificador de animais (Kongo).
Kambondo poko...........sacrificador de animais (Angola).
Kuxika ia ngombe........Tocador (kongo).
Muxiki..................tocador( Angola).
Njimbidi................cantador.
Kambondo mabaia.........responsável pelo barracão.
Kota....................todas as mulheres confirmadas.
Kota mbakisi............responsável pelas divindades.
Hongolo matona..........especialista nas pinturas corporais.
Kota ambelai............toma conta e atende aos iniciados.
Kota kididii............toma conta de tudo mantém a paz.
Kota rifula.............responsável em preparar as comidas sagradas.
Mosoioio................as (os) mais antigas.
Kota maganza............título alcançado após a obrigação de 21 anos.
Maganza.................título dado aos iniciados.
Uandumba................designa a pessoa durante a fase iniciatória.
Ndumbe..................designa a pessoa não iniciada.

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